Social

Social / 15/02/2024

Protestos de agricultores europeus: entenda os motivos e os desafios

Críticas quanto à elevação de custos de produção, exigências regulatórias e concorrenciais levam produtores às ruas

Você deve estar acompanhando as notícias de protestos de agricultores pela Europa. Imagens de produtores rurais bloqueando ruas com seus tratores e se manifestando contra o Parlamento Europeu têm sido vistas com maior ou menor intensidade em países como França, Holanda, Bélgica, Polônia, Grécia, Romênia, Eslováquia, Hungria, Bulgária, Espanha, Itália e Alemanha. O motivo? Um conjunto de descontentamentos que podem ser resumidos como queda dos preços na venda dos alimentos, aumento dos custos de produção, regulamentações rigorosas, dívidas, problemas decorrentes das mudanças climáticas e importações estrangeiras.

Afinal, quais são as pautas dos agricultores?

Importações, aumento de custos e reduções de margem

Um denominador comum que impacta a produção, a distribuição e a venda de produtos agrícolas é uma consequência direta da guerra na Ucrânia. Em resposta ao bloqueio das rotas comerciais através da região do Mar Negro, a União Europeia (UE) promoveu restrições temporárias às importações da Ucrânia. Mas, a medida fez com que alguns produtos agrícolas ucranianos chegassem aos mercados da UE a preços mais baixos, principalmente para os países vizinhos como Hungria, Polônia e Romênia.

Além do aumento de importações, os agricultores do bloco europeu argumentam que os custos da energia, dos fertilizantes e dos transportes aumentaram, especialmente após o início do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Ademais, os preços pagos aos produtores (valor base que os agricultores recebem pelos seus produtos) caíram quase 9% em média entre o terceiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2023, de acordo com os dados do Eurostat.

Mudanças climáticas e medidas mais restritivas de produção

Agravando a situação, as mudanças climáticas têm provocado fenômenos extremos. Como por exemplo seca, inundações e queimadas, em todo o mundo, afetando a produção de alimentos. Ao mesmo tempo, novas regras estão sendo implementadas para tentar minimizar a contribuição do setor agrícola, que é responsável por 11% das emissões de gases de efeito estufa na UE.

Fato que tem elevado os questionamentos dos agricultores europeus à transição nos modos de produção prevista no Pacto Ecológico Europeu (Green Deal). Na perspectiva deles, as metas de redução de 50% no uso de pesticidas até 2030, de fertilizantes em 20%, de dedicar mais terras a utilizações não agrícolas e duplicação da produção orgânica para 25% de todas as terras agrícolas deveriam vir acompanhadas de aumento de suporte financeiro.

Redução de subsídios e concorrência

Na França, maior produtor agrícola da UE, responsável por 18% da produção do bloco, o principal questionamento é referente à retirada de subsídios. Além do, aumento nas taxas de consumo de água e restrições ao uso de pesticidas impostas pelas regulamentações da UE.

Todo esse contexto também reforçou os debates sobre a concorrência desleal. Desse modo, um elemento crítico tem envolvido as negociações para concluir um acordo comercial abrangente entre o bloco e o Mercosul. Os agricultores europeus estão preocupados com a perspectiva de competição injusta envolvendo açúcar, cereais e carne.

O que representam os subsídios para a agricultura?

Partindo do princípio de que agricultura é uma atividade essencial para a segurança alimentar, o setor recebe apoio no mundo todo. Contudo, os percentuais de incentivo variam muito entre os países. Para você ter uma ideia, com base nos dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, o subsídio do país em relação à receita bruta do produtor é de 1 a 2%. Ao passo que, nos Estados Unidos e China os percentuais giram em torno de 12%. E a União Europeia subsidia cerca de 20% em relação a renda bruta do produtor.

O gráfico elaborado pelo Insper Agro Global com dados da OCDE revela as diferenças de subsídios.

Como esses movimentos podem nos impactar?

Diante do cenário, os governos dos países europeus têm intensificado os diálogos com os agricultores. Bem como, tratativas buscando conciliação e redução de conflitos, que poderão envolver inclusive, renúncias de metas climáticas por parte da UE. Ainda, nesse processo, segundo especialistas do setor, as manifestações poderão acelerar a implementação de novas regras ambientais aos fornecedores europeus – categoria na qual o Brasil se insere, como uma forma de atenuar os movimentos internos da UE. Em outras palavras, a transição para uma produção vinculada às agendas climáticas, deverá superar as fronteiras. Resta saber o quanto estamos preparados para uma transição justa a todos.

Principais fontes

Principais fontes:

Agricultural prices fell in the third quarter of 2023. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/w/ddn-20231220-2
Agricultural support. OCDE Data. Disponível em: https://data.oecd.org/agrpolicy/agricultural-support.htm
Pacto Ecológico Europeu. Disponível em: https://commission.europa.eu/strategy-and-policy/priorities-2019-2024/european-green deal_pt#:~:text=O%20Pacto%20Ecol%C3%B3gico%20Europeu%20garante,financiar%20o%20Pacto%20Ecol%C3%B3gico%20Europeu.
Price indices of agricultural products, output. Eurostat Data. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/view/APRI_PI15_OUTQ__custom_7492106/bookmark/table?lang=en&bookmarkId=db494c67-3de2-4e3c-a429-4b2e795ab444
Price indices of the means of agricultural production, input. Eurostat Data. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/databrowser/view/APRI_PI15_INQ__custom_7492101/bookmark/table?lang=en&bookmarkId=c0172a61-113a-4049-9be5-7102f7297b5c
Protestos de agricultores na Europa: desafios de competitividade e impactos no agro brasileiro. Disponível em: https://agro.insper.edu.br/midia/noticias/protestos-de-agricultores-na-europa
The European Green Deal. European Commission document. Disponível em: https://commission.europa.eu/document/daef3e5c-a456-4fbb-a067-8f1cbe8d9c78_en

Foto principal: Adobe Stock

EVENTOS

3ª Reunião Trimestral da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável

O QUE: “Tecnologia no Agro e Rastreabilidade” ONDE: Zoom (Online)

20 de julho de 2023

QUERO SABER MAIS

Brasil Agro Summit

ONDE: World Trade Center (SP) O QUE: Melhorando a Competitividade no Agro: Sustentabilidade, Eficácia [...]

7 de dezembro de 2023

QUERO SABER MAIS

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

ONDE: Transamerica Expo Center (SP) O QUE: #OAgroÉDelas O CNMA – Congresso Nacional [...]

25 e 26 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental

O QUE: FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental – maior e mais [...]

17 a 19 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

Expointer 2023

ONDE: Parque de Exposições Assis Brasil, Esteio (RS) O QUE: Um dos eventos [...]

26 de agosto a 3 de setembro de 2023

QUERO SABER MAIS

GRI Agro 2023

ONDE: SP Hall – Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers, São [...]

09 de novembro

QUERO SABER MAIS

Agrobit

ONDE: Londrina (PR) O QUE: O AgroBIT Brasil é o maior encontro de divulgação de [...]

07 e 08 de novembro de 2023

QUERO SABER MAIS

Congresso ANDAV

ONDE: Transamérica Expo Center, São Paulo (SP) O QUE: O encontro nacional da [...]

08 a 10 de agosto de 2023

QUERO SABER MAIS

Waste Expo Brasil 2023

ONDE: Expo Center Norte, São Paulo (SP) O QUE: A  Waste Expo Brasil [...]

3 a 5 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

Feagro 2023

ONDE: Parque de Exposições Huberto Oenning, Braço do Norte (SC)  O QUE: Considerada [...]

06 a 09 de julho 2023

QUERO SABER MAIS

RELACIONADOS

Qual é o futuro da energia?

Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela  move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]

Energia / 19/11/2021

O quebra-cabeça da sustentabilidade

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]

Meio Ambiente / 17/11/2021

O consumo sustentável da água no campo

Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]

Água / 17/11/2021

Transformação dos sistemas alimentares: uma transição cada vez mais urgente

O desafio de se produzir, processar e distribuir alimentos de qualidade e para [...]

Alimentos / 16/04/2024

Mulheres nas ciências agrárias: contribuições inestimáveis e reconhecimento tardio

Produzir alimentos de forma sustentável não é uma tarefa simples. Demanda muito conhecimento, [...]

Alimentos / 27/03/2024

Coordenadora do Lapig fala sobre a importância dos dados de uso da terra na preservação de biomas brasileiros

A decisão sobre onde expandir a produção de alimentos, mantendo as florestas e [...]

Meio Ambiente / 28/03/2023

28ª Conferência das Partes (COP28) e o seu legado para o setor de alimentos e agricultura

A 28ª Conferência das Partes (COP28) da UNFCCC, realizada em Dubai no final [...]

Meio Ambiente / 04/03/2024