Saúde

Saúde / 27/06/2023

Diminuir o desperdício está na mira do consumidor

Priorizar mudanças na produção e no consumo de alimentos é essencial para cumprir os ODS

Em 2021, o Brasil produziu alimento suficiente para 1,6 bilhão de pessoas. Ainda assim, mesmo com 207,8 milhões de habitantes, há desperdício e fome, como já informamos no “Entre Solos” anteriormente. Por isso, é essencial promover a consciência sobre quantidade de produção e consumo de alimentos, tanto no campo quanto na cidade. Evitar o desperdício contribui para o avanço do desenvolvimento socioambiental.

De acordo com o relatório “Closing the Food Waste Gap” do Boston Consulting Group, o mundo perde ou joga fora um terço da comida que produz todos os anos. A expectativa é que esse desperdício gere um grande prejuízo financeiro nos próximos anos: em 2030, o volume de perdas em alimentos corresponderá a US$ 1,5 trilhão.Mas essa realidade deve ser mudada a partir da consciência da população. Uma pesquisa realizada pela CapgeminiCircular Economy for a Sustainable Future –  mostrou que os consumidores estão cada vez mais atentos e ansiosos para mudar a situação. No último ano, as buscas online por formas de aumentar a validade dos alimentos em casa cresceram 80%.

O levantamento mostrou ainda que a população geral acredita não ser a única responsável pelos desperdícios. Cerca de 60% se mostraram descontentes com a postura de varejistas e fabricantes, exigindo que adotem iniciativas de contenção.

Na visão dos consumidores ouvidos pela pesquisa, atitudes como essa beneficiariam não apenas a sustentabilidade com a diminuição do desperdício, mas também a situação financeira das empresas. A pesquisa mostrou também que 56% das empresas citaram a redução de custos como um dos principais benefícios da diminuição do desperdício de alimentos, provando que todo o processo traz ganhos para todos os lados.

Mas muitos consumidores, estando tanto no campo quanto na cidade, não sabem como podem contribuir para diminuir o desperdício. Para quem está em casa, a redução do desperdício pode acontecer principalmente pelo planejamento de compras, utilização de sobras e armazenamento adequado dos alimentos. Já no campo, especialmente para quem é agricultor ou produtor rural, as principais ações indicadas são o estudo das áreas de cultivo, dar atenção às condições meteorológicas, adotar o controle de pragas e o uso de diferentes tecnologias.

Essas iniciativas estariam ainda de acordo com uma das principais metas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Tais ações são parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, que se refere ao consumo e produção sustentáveis. 

Uma das principais metas da FAO destaca: “Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.”

Principais fontes

Principais fontes:
Foto: Adobe Stock
Conscientização sobre perda de alimentos cresce e incentiva novos negócios. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/esg/conscientizacao-sobre-perda-de-alimentos-cresce-e-incentiva-novos-negocios/ ; Perdas com desperdício de alimentos somarão US$ 1,5 trilhão em 2030, diz estudo. Disponível em: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/08/17/perdas-com-desperdicio-de-alimentos-somarao-us-15-trilhao-em-2030-diz-estudo.ghtml ; Desperdício - Custo para todos - Alimentos apodrecem enquanto milhões de pessoas passam fome. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=1256 ; Ações para reduzir o desperdício de alimentos na agricultura. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/saude-no-campo/acoes-para-reduzir-o-desperdicio-de-alimentos-na-agricultura/ ; Perdas e desperdício de alimentos. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-perdas-e-desperdicio-de-alimentos/sobre-o-tema .

EVENTOS

Líderes Sustentáveis

ONDE: Gramado, RS

22 e 23 de abril de 2025

QUERO SABER MAIS

AgNest Day

ONDE: Fazenda Experimental AgNest – Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna – SP  

26 de setembro de 2024

QUERO SABER MAIS

Agrobit Brasil 2024

ONDE: Londrina, PR

11 e 12 de novembro de 2024

QUERO SABER MAIS

V Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade

ONDE: online

11 a 15 de novembro de 2024

QUERO SABER MAIS

COP 29

ONDE: Baku, Azerbaijão

11 a 22 de novembro de 2024

QUERO SABER MAIS

RELACIONADOS

Qual é o futuro da energia?

Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela  move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]

Energia / 19/11/2021

O quebra-cabeça da sustentabilidade

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]

Meio Ambiente / 17/11/2021

O consumo sustentável da água no campo

Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]

Água / 17/11/2021

Solo, um aliado climático

O solo é onde a vida começa. Essa é uma afirmação bastante conhecida [...]

Meio Ambiente / 16/12/2024

Solo, onde a vida começa

Solos férteis são um recurso finito, com valor incalculável. Segundo a FAO – [...]

Meio Ambiente / 04/12/2024

Abelhas são polinizadores essenciais para a produção de alimentos

As abelhas são essenciais para a segurança alimentar, responsáveis pela polinização de cerca [...]

Meio Ambiente / 03/10/2024

Agricultura regenerativa: confira a entrevista com a engenheira agrônoma Cristiane Guerreiro

A agricultura regenerativa, uma abordagem cada vez mais relevante no contexto agrícola global, [...]

Meio Ambiente / 26/09/2024