Alimentos

Alimentos / 10/05/2023

Dia do Campo e o setor que impulsiona a economia brasileira

Como pilar essencial do agronegócio, as atividades rurais contribuem para o aumento do PIB e da geração de empregos

Celebrado principalmente no dia 10 de maio e, em algumas regiões, no quinto dia do mês, o Dia do Campo chama a atenção para a importância deste setor para a sociedade. No Brasil, a alta produtividade no campo contribui para os bons resultados na exportação de produtos. Isso porque o agronegócio é responsável por 52,2% das exportações brasileiras e, sem as atividades dedicadas ao campo, isso não seria possível. 

Essa relação entre o campo e o agronegócio também pode ser claramente notada nos resultados econômicos do País. Com a considerável parcela de contribuição das atividades rurais, principalmente com os investimentos em tecnologias de melhoria no desempenho, o agronegócio teve uma participação de 24,8% do produto interno bruto de 2022. O dado é de um estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA)

E essas atividades responsáveis pelo desenvolvimento nacional do setor se equiparam através da legislação. Desde 1970, com o decreto Lei nº 1.146/70, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é o responsável por regulamentar e executar as políticas agrárias no território nacional.

Além disso, as atividades do campo envolvem uma parcela considerável da população. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo de 2010, 84,4% da população brasileira vive em áreas urbanas e 15,6%, em zonas rurais.

Entre esses moradores do campo, estão aqueles que dedicam a vida à agricultura familiar. De acordo com o Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE, a agricultura familiar é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas do Brasil. Isso quer dizer ainda que a prática emprega 10 milhões de pessoas. 

Vale destacar também que essas atividades têm sido impulsionadas pelo investimento em tecnologias. A demanda interna por alimentos, por matéria-prima e por outros produtos essenciais do campo, leva os produtores a buscar rapidez e agilidade na tecnologia.

Além de toda a contribuição econômica, social e para o sistema do agronegócio, o campo também se destaca em questões relativas à saúde das pessoas e do planeta. É preciso aumentar a garantia de saneamento básico, a força de trabalho das mulheres, o uso de água, e o investimento em tecnologias sustentáveis, por exemplo.

Mas não dá para deixar de falar sobre a cultura no campo. Embora a relação campo e cidade tenha mudado bastante ao longo do tempo, assim como a visão sobre tal do ponto de vista histórico, a cultura no campo tem algumas particularidades com relação à urbana. Principalmente, por conta do modelo de trabalho e consequentemente do modo de vida oriundo dessa organização. A vida no campo, se limitarmos àquela sem muita influência direta no cotidiano pela cidade, temos um estilo de vida mais simples, sem muito apelo ao consumo, e maior valorização por hábitos alimentares mais naturais, maior contato com a natureza e muita influência da cultura sertaneja seja musicalmente como também nas vestimentas, pratos típicos e afins.

Todos esses assuntos você pode conferir aqui no Entre Solos para ficar por dentro de tudo o que envolve o campo!

Principais fontes

Principais fontes: Canal Agro Estadão; Cepea; CNA Brasil.
Foto: Adobe Stock

EVENTOS

Líderes Sustentáveis

ONDE: Gramado, RS

22 e 23 de abril de 2025

QUERO SABER MAIS

AgNest Day

ONDE: Fazenda Experimental AgNest – Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna – SP  

26 de setembro de 2024

QUERO SABER MAIS

Agrobit Brasil 2024

ONDE: Londrina, PR

11 e 12 de novembro de 2024

QUERO SABER MAIS

V Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade

ONDE: online

11 a 15 de novembro de 2024

QUERO SABER MAIS

COP 29

ONDE: Baku, Azerbaijão

11 a 22 de novembro de 2024

QUERO SABER MAIS

RELACIONADOS

Qual é o futuro da energia?

Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela  move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]

Energia / 19/11/2021

O quebra-cabeça da sustentabilidade

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]

Meio Ambiente / 17/11/2021

O consumo sustentável da água no campo

Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]

Água / 17/11/2021

Solo, um aliado climático

O solo é onde a vida começa. Essa é uma afirmação bastante conhecida [...]

Meio Ambiente / 16/12/2024

Solo, onde a vida começa

Solos férteis são um recurso finito, com valor incalculável. Segundo a FAO – [...]

Meio Ambiente / 04/12/2024

Abelhas são polinizadores essenciais para a produção de alimentos

As abelhas são essenciais para a segurança alimentar, responsáveis pela polinização de cerca [...]

Meio Ambiente / 03/10/2024

Agricultura regenerativa: confira a entrevista com a engenheira agrônoma Cristiane Guerreiro

A agricultura regenerativa, uma abordagem cada vez mais relevante no contexto agrícola global, [...]

Meio Ambiente / 26/09/2024