Alimentos

Alimentos / 09/09/2022

Por que precisamos transformar os sistemas alimentares?

Melhorar a segurança alimentar e nutricional da população é uma questão prioritária e deve ser tratada com urgência

A cada dia que passa, torna-se mais evidente a importância de nossas ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas, respeitando a disponibilidade dos recursos naturais. A maneira como produzimos, consumimos e desperdiçamos alimentos tem um grande impacto no planeta, considerando a segurança alimentar, as mudanças do clima e a preservação do meio ambiente.

O relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) – O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2022 – lançado em julho deste ano, aponta que o agravamento da fome mundial foi acelerado pela pandemia de Covid-19 e pela guerra na Ucrânia, o que aprofundou a crise de alimentos. De acordo com os dados apresentados, a proporção de pessoas afetadas pela fome desde 2015 era próxima de 8% da população global. Com a crise da saúde e com a guerra, o número saltou nos últimos anos e agora já afeta 9,8% das pessoas no mundo. O número de pessoas afetadas pela fome em todo o mundo subiu para 828 milhões em 2021, uma alta de cerca de 46 milhões desde 2020 e 150 milhões em relação a 2019, antes da pandemia.

Essa edição do relatório evidencia que o mundo está se afastando, cada vez mais, de seu objetivo (ODS 2) de acabar com a fome, insegurança alimentar e desnutrição até 2030. Porém, o poder de mudar está em nossas mãos, e devemos refletir muito sobre nossas ações para mudar esse cenário.

A busca por um sistema agroalimentar saudável e sustentável

A fome é definida como “privação do alimento”. Já a insegurança alimentar é quando as pessoas enfrentam incertezas sobre sua capacidade de obter alimentos e são forçadas a reduzir sua qualidade ou quantidade. Uma declaração do Dr. Qu Dongyu, Diretor-Geral da FAO, destacou o Impacto Econômico da Guerra na Insegurança Alimentar.

Dentre as considerações apresentadas, está a atuação da Federação Russa e da Ucrânia no mercado global de alimentos e no fornecimento de fertilizantes, afetando o comércio, preços e meios de subsistência. Dr. Qu Dongyu mencionou que isso continuará a ter impacto na segurança alimentar e nutricional de muitos países nos próximos meses e anos, indicando que o mundo precisa de solidariedade e grande paixão para ajudar primeiro os vulneráveis.

O diretor declarou também que essas crises nos levam a tomar medidas para tornar os sistemas agroalimentares mais eficientes, mais inclusivos, mais resilientes e mais sustentáveis ​​para uma melhor produção, melhor nutrição, melhor qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás.
Como forma de ajudar os países mais vulneráveis, que são os mais afetados pela fome e desnutrição, a FAO propôs a criação de um Mecanismo de Financiamento à Importação de Alimentos (FIFF) global. Esse mecanismo ajuda os países a financiarem suas compras, lidando com os crescentes custos de importação.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto do sistema alimentar

Quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são apoiados por meio das iniciativas que promovem um sistema agroalimentar saudável e sustentável. Dentre eles, o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis e ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

O ODS 2 pretende acabar com todas as formas de fome e má-nutrição até 2030, de modo a garantir que as pessoas tenham acesso suficiente a alimentos nutritivos. Para isso, precisamos enfrentar as quatro dimensões da segurança alimentar: estabilidade no acesso aos recursos necessários para produção de alimentos; disponibilidade de alimentos suficientes; distribuição de alimentos suficientes para uma dieta saudável e; utilização dos alimentos de forma adequada.

O ODS 10 tem como meta, até 2030, alcançar progressivamente e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional. Visa também implementar o princípio do tratamento especial e diferenciado para países menos desenvolvidos, em conformidade com os acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ambas as metas envolvem sistemas alimentares, nas quais é possível planejar ações inovadoras capazes de transformar esses sistemas.

Também alinhado às metas do ODS 10, o ODS 12 busca alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, reduzindo desperdícios junto ao Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis. O relatório do plano revela que o consumo e produção sustentáveis podem ser facilitadores para uma recuperação global da pandemia, que não deixa ninguém para trás, cumpre com os objetivos de sustentabilidade e nos traz de volta ao caminho para as metas da Agenda 2030.

Já no contexto do ODS 13, que envolve ações contra as mudanças climáticas, um estudo liderado pelo WRI Brasil e pela New Climate Economy revela que o Brasil tem potencial de adoção de uma economia de baixo carbono capaz de contribuir com a redução da pobreza e da desigualdade, cumprindo metas econômicas e setoriais, estimulando o crescimento econômico sustentável.

Nossas escolhas refletem na transformação dos sistemas alimentares

Em uma celebração ao dia mundial da alimentação no último ano, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres mencionou que em sua participação na Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU, os países assumiram compromissos para tornar as dietas saudáveis mais baratas e acessíveis e para tornar os sistemas alimentares mais eficientes, resilientes e sustentáveis em cada etapa. Ele destacou também que todos nós podemos mudar a forma como consumimos alimentos e fazer escolhas mais saudáveis.

Podemos escolher a forma como produzimos, armazenamos, preparamos e consumimos nossos alimentos, evitando assim o desperdício e participando de forma ativa de sistemas alimentares mais sustentáveis. Para nos ajudar ainda mais, a FAO preparou uma lista de ações individuais que contribuem com a redução do desperdício, melhoria da qualidade da nossa dieta e compartilhamento de informações de modo a contribuir com a sociedade em geral. Nossas ações podem ajudar a construir ideias e abrir caminhos para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Consulte as ações recomendadas pela FAO aqui.

Principais fontes

Principais fontes:
FAO, FIDA, UNICEF, PAM e OMS. 2022. O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2022. Redefinir políticas alimentares e agrícolas para tornar as dietas saudáveis ​​mais acessíveis. Roma, FAO.
Nações Unidas (UN). Fome cresce no mundo e atinge 9,8% da população global. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1794722 Acesso em 23 ago. de 2022.
Nações Unidas (UN). Chefe da ONU pede transformação vital dos sistemas alimentares. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/151815-chefe-da-onu-pede-transformacao-vital-dos-sistemas-alimentares Acesso em 23 ago. de 2022.

Foto: Adobe Stock

EVENTOS

3ª Reunião Trimestral da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável

O QUE: “Tecnologia no Agro e Rastreabilidade” ONDE: Zoom (Online)

20 de julho de 2023

QUERO SABER MAIS

Brasil Agro Summit

ONDE: World Trade Center (SP) O QUE: Melhorando a Competitividade no Agro: Sustentabilidade, Eficácia [...]

7 de dezembro de 2023

QUERO SABER MAIS

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

ONDE: Transamerica Expo Center (SP) O QUE: #OAgroÉDelas O CNMA – Congresso Nacional [...]

25 e 26 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental

O QUE: FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental – maior e mais [...]

17 a 19 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

Expointer 2023

ONDE: Parque de Exposições Assis Brasil, Esteio (RS) O QUE: Um dos eventos [...]

26 de agosto a 3 de setembro de 2023

QUERO SABER MAIS

GRI Agro 2023

ONDE: SP Hall – Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers, São [...]

09 de novembro

QUERO SABER MAIS

Agrobit

ONDE: Londrina (PR) O QUE: O AgroBIT Brasil é o maior encontro de divulgação de [...]

07 e 08 de novembro de 2023

QUERO SABER MAIS

Congresso ANDAV

ONDE: Transamérica Expo Center, São Paulo (SP) O QUE: O encontro nacional da [...]

08 a 10 de agosto de 2023

QUERO SABER MAIS

Waste Expo Brasil 2023

ONDE: Expo Center Norte, São Paulo (SP) O QUE: A  Waste Expo Brasil [...]

3 a 5 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

Feagro 2023

ONDE: Parque de Exposições Huberto Oenning, Braço do Norte (SC)  O QUE: Considerada [...]

06 a 09 de julho 2023

QUERO SABER MAIS

RELACIONADOS

Qual é o futuro da energia?

Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela  move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]

Energia / 19/11/2021

O quebra-cabeça da sustentabilidade

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]

Meio Ambiente / 17/11/2021

O consumo sustentável da água no campo

Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]

Água / 17/11/2021

Transformação dos sistemas alimentares: uma transição cada vez mais urgente

O desafio de se produzir, processar e distribuir alimentos de qualidade e para [...]

Alimentos / 16/04/2024

Mulheres nas ciências agrárias: contribuições inestimáveis e reconhecimento tardio

Produzir alimentos de forma sustentável não é uma tarefa simples. Demanda muito conhecimento, [...]

Alimentos / 27/03/2024

Coordenadora do Lapig fala sobre a importância dos dados de uso da terra na preservação de biomas brasileiros

A decisão sobre onde expandir a produção de alimentos, mantendo as florestas e [...]

Meio Ambiente / 28/03/2023

28ª Conferência das Partes (COP28) e o seu legado para o setor de alimentos e agricultura

A 28ª Conferência das Partes (COP28) da UNFCCC, realizada em Dubai no final [...]

Meio Ambiente / 04/03/2024