Diálogo Entre Solos: Adaptação Climática e Agricultura
ONDE: FGV – SP, 13h – híbrido
04 de setembro de 2024
QUERO SABER MAISO Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Organização das Nações Unidas (ONU), reuniu 10 dicas do que cada um pode fazer pelo bem do planeta. Afinal, reduzir os efeitos e as emissões de gases de efeito estufa são tarefas que podem e devem constar do dia a dia de cada um de nós. A ideia é que alcancemos emissões líquidas zero até 2050 e que cada um faça sua parte!
O PNUMA preparou 10 dicas para cada indivíduo participar da solução para a crise climática e todos estão convidados a fazer parte deste esforço pela Terra. Confira as sugestões que podem ser incorporadas nas ações da sua rotina.
1. Divulgue informações – Fale com os amigos, a família, os colegas de trabalho sobre o assunto. Ajude a divulgar como e porque é tão necessário reduzir a pegada de carbono que deixamos em cada coisa que fazemos.
2. Faça pressão – Entre em contato com políticos e empresas locais e faça valer sua voz ao pedir por ações ou compromissos que visem a eliminação e redução da poluição por carbono.
3. Avalie seu meio de transporte – Como você vai para seu trabalho? Por exemplo, carro, ônibus, metrô, a pé? Que meio de transporte usa para seus passeios? Os meios de transporte contribuem para cerca de um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa. Já pensou em deixar seu carro em casa e caminhar ou pedalar sempre que possível?
4. Controle seu consumo de energia – Já pensou em mudar para uma companhia elétrica com políticas de zero carbono ou energia renovável? Instale painéis solares, desligue aparelhos eletrônicos quando não estiver usando e prefira produtos mais eficientes, por exemplo. Podem parecer pequenos passos, mas eles contribuem para o todo!
5. Mude sua dieta – Que tal começar a comer refeições à base de plantas ou introduzi-las no seu cardápio diário? Sabia que, atualmente, cerca de 60% das terras agrícolas do mundo são ocupadas por pasto?
6. Compre do local – Escolher alimentos locais de produtores regionais e da estação reduz sua pegada de carbono naquilo que você come. Curiosidade importante: a agricultura sustentável usa até 56% menos energia e produz 64% menos emissões do que a agricultura convencional. Quer ir além? Vá e produza em sua própria horta, por exemplo!
7. Sem desperdício de comida – Segundo o relatório de Índice de Desperdício de Alimentos 2021 do PNUMA, a população mundial desperdiça um bilhão de toneladas de alimentos anualmente, o que corresponde a cerca de 8% a 10% das emissões de gases de efeito estufa. Seja criativo com as sobras de suas refeições, e compartilhe-as com seus amigos e vizinhos, e/ou faça a compostagem com restos não comestíveis, por exemplo.
8. Vista-se de olho no planeta – A indústria da moda contribui com cerca de 8% a 10% das emissões globais de carbono. Portanto, a sugestão é a de comprar menos roupas e usá-las por mais tempo. Que tal procurar por marcas sustentáveis, reciclar suas peças favoritas ou apostar naquele brechó descolado?
9. Plante mais árvores – Anualmente, cerca de 12 milhões de hectares de floresta são destruídos. Plantar árvores pode ser uma tarefa individual ou coletiva e você encontra exemplos como o da iniciativa Plant-for-the-Planet na internet, que financia plantio ao redor do mundo.
10. Invista sem esquecer do planeta – Faça sua parte escolhendo apoiar indústrias e empresas que têm compromissos com o planeta.
Foto: Adobe Stock.
Fonte: ODS Brasil.
Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]
O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]
Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]
O mês de maio deste ano foi marcado por um dos piores desastres [...]
A edição anual do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no [...]
Ouvimos, com frequência, que os consumidores estão muito mais interessados com as questões [...]
Enquanto 783 milhões de pessoas foram afetadas pela fome e um terço da [...]