Diálogo Entre Solos: Adaptação Climática e Agricultura
ONDE: FGV – SP, 13h – híbrido
04 de setembro de 2024
QUERO SABER MAISVitaminas e minerais são elementos que nossos organismos não sintetizam, ou seja, precisam ser incorporados através da alimentação. Juntos, regulam o funcionamento do metabolismo e a sua carência pode desencadear doenças como anemia, alterações ósseas e musculares, entre outras.
Você já ingeriu alguma vitamina ou mineral em cápsulas para combater a falta deles em seu organismo? Essa medida é chamada de suplementação, quando um profissional da área da saúde indica ao paciente que durante um período, preferencialmente curto, sejam tomadas cápsulas para suprir deficiências específicas. Mas pílulas, remédios e outros derivados farmacêuticos ricos em nutrientes não são imprescindíveis para todos. Segundo especialistas, só se deve suplementar quando a pessoa tem uma deficiência de algum nutriente ou quando sua ingestão não atinge a quantidade diária necessária. Inclusive, não existe uma determinada fase da vida em que, obrigatoriamente, é preciso suplementar.
Por isso, com exceção de deficiências e de pessoas que fazem treinamentos que demandam cargas maiores de nutrientes, contamos com uma grande variedade de vitaminas e minerais em nossos alimentos. Preparamos aqui uma pequena lista focada em minerais, que você pode ingerir a partir de alimentos que fazem parte das suas refeições. Confira.
FONTES: MINDELL, E. Vitaminas: guia prático das propriedades e aplicações. São Paulo: Melhoramentos, 1996./ BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. INSTITUTO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. COORDENAÇÃO DE ORIENTAÇÃO ALIMENTAR. Manual da Pirâmide dos alimentos. 1997. Brasília.
Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]
O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]
Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]
O mês de maio deste ano foi marcado por um dos piores desastres [...]
A edição anual do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no [...]
Ouvimos, com frequência, que os consumidores estão muito mais interessados com as questões [...]
Enquanto 783 milhões de pessoas foram afetadas pela fome e um terço da [...]