Diálogo Entre Solos: Adaptação Climática e Agricultura
ONDE: FGV – SP, 13h – híbrido
04 de setembro de 2024
QUERO SABER MAISLentamente ameaçada desde 2014, a segurança alimentar foi intensificada com a pandemia da Covid-19. Divulgado em 2021, o relatório da FAO – “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2021” mostra que o número de pessoas que não tinham acesso a uma dieta saudável em 2020 aumentou, em um ano, em 320 milhões e atingiu 2,37 bilhões. Isso significa que quase uma em cada três pessoas no mundo não tinha acesso a uma dieta balanceada. Dessas, 811 milhões de pessoas enfrentaram a fome em 2020, resultado da falta ou diminuição de alimentos. Isso sem falar no índice de desnutrição, que permanecia estável por cinco anos, e cresceu em 1,5% (atingindo um nível de cerca de 9,9%). Os dados do relatório da FAO destacam que vivemos uma recessão que não víamos desde a Segunda Guerra Mundial.
Já no território nacional, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan) realizou, nos últimos meses de 2020, a pesquisa “Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil” e identificou que, pelo menos, 116,8 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar. E 19,1 milhões passam fome. A segurança alimentar no Brasil, que vinha crescendo, teve um retrocesso que nos levou de volta aos níveis de 2004.
Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]
O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]
Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]
O mês de maio deste ano foi marcado por um dos piores desastres [...]
A edição anual do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no [...]
Ouvimos, com frequência, que os consumidores estão muito mais interessados com as questões [...]
Enquanto 783 milhões de pessoas foram afetadas pela fome e um terço da [...]