Saúde

Saúde / 09/09/2022

Consumo de cenoura previne doenças oculares

O vegetal, produzido principalmente em Minas Gerais e São Paulo, é rico em vitamina A e é considerado excelente para a saúde

A cenoura desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde dos olhos, por ser rica em vitamina A e também nas vitaminas K, C e E, e ter ainda sais minerais em abundância. Os principais produtores de cenoura no mundo são os chineses. E no Brasil, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia se destacam. A cenoura já esteve entre as cinco hortaliças mais cultivadas no Brasil. Em média, a produção anual passa das 20 mil toneladas.

A busca por uma alimentação e um prato colorido faz parte da rotina de quem quer manter uma vida saudável. Muitas vezes, escolher opções fáceis de preparar, que podem ser feitas de diferentes maneiras e ainda oferecer benefícios nutricionais pode parecer ser desafiador. Além disso, o consumo de vegetais pode não agradar quem não está acostumado a introduzi-lo no dia a dia, mas conhecer os benefícios deles pode impulsionar o desejo e a busca por colocar este novo hábito saudável em prática.

Consumida crua, cozida, como purê, suco, ou ainda como bolo, ela é uma das preferências nacionais. Como fonte de vitamina A, a cenoura se apresenta como uma forma de manter a saúde em dia.

Existem muitos benefícios em consumir cenoura, como retardar o envelhecimento da pele, prevenir doenças dermatológicas, fortalecer o sistema imunológico, reduzir risco de problemas de memória e outros que influenciam na busca pela inclusão do vegetal nas refeições.

No entanto, há um destaque especial para o impacto positivo aos olhos. Diretamente relacionados à vitamina A, os benefícios oculares do consumo da cenoura são diversos. O betacaroteno, presente no vegetal e que é um tipo dessa vitamina, atua como antioxidante e protege a superfície ocular, garantindo ainda o seu funcionamento correto. Com isso, doenças como catarata e até a perda da visão podem ser prevenidas.

Além disso, outro antioxidante atua no corpo humano de maneira positiva através do consumo da cenoura: a luteína. De acordo com um estudo divulgado no Journal of the American Medical Association, ela tem a capacidade de reduzir a degeneração muscular ocasionada pelo avanço da idade.

Os benefícios são diversos, trazendo ainda mais segurança para a saúde. E o melhor: para quem não quer consumir muitas calorias, ela é uma ótima opção.

Principais fontes

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/04/12/cenoura-faz-bem-para-visao-e-muito-mais-conheca-os-beneficios-dessa-raiz.htm
Foto: Adobe Stock

EVENTOS

Diálogo Entre Solos: Adaptação Climática e Agricultura

ONDE: FGV – SP, 13h – híbrido

04 de setembro de 2024

QUERO SABER MAIS

Gestão de Riscos no Agronegócio

ONDE: Cubo, São Paulo (SP) – Híbrido

13 de agosto de 2024

QUERO SABER MAIS

Rio Innovation Week

ONDE: Pier Mauá, Rio de Janeiro (RJ)

13 a 16 de agosto de 2024

QUERO SABER MAIS

São Paulo Climate Week

ONDE: Cubo, São Paulo (SP) – Híbrido

26 a 29 de agosto de 2024

QUERO SABER MAIS

COP 29

ONDE: Baku, Azerbaijão

11 a 22 de novembro de 2024

QUERO SABER MAIS

RELACIONADOS

Qual é o futuro da energia?

Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela  move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]

Energia / 19/11/2021

O quebra-cabeça da sustentabilidade

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]

Meio Ambiente / 17/11/2021

O consumo sustentável da água no campo

Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]

Água / 17/11/2021

Tragédia climática do Rio Grande do Sul

O mês de maio deste ano foi marcado por um dos piores desastres [...]

Meio Ambiente / 12/08/2024

Cenário de fome e da subnutrição pedem mudanças globais

A edição anual do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no [...]

Alimentos / 31/07/2024

Comportamento do consumidor brasileiro

Ouvimos, com frequência, que os consumidores estão muito mais interessados com as questões [...]

Social / 31/07/2024

Desperdício de alimentos: como estamos?

Enquanto 783 milhões de pessoas foram afetadas pela fome e um terço da [...]

Alimentos / 07/06/2023