Diálogo Entre Solos: Adaptação Climática e Agricultura
ONDE: FGV – SP, 13h – híbrido
04 de setembro de 2024
QUERO SABER MAISGrande parte das informações que temos sobre os combustíveis fósseis se refere ao efeito poluente causado pela emissão dos gases de efeito estufa, gases poluentes, que aumentam as chances de ocorrência do aquecimento global e, em consequência, das mudanças climáticas.
Mas a saúde das pessoas também corre perigo com a dependência em larga escala deste tipo de energia. Um estudo publicado pela revista científica britânica The Lancet destaca que devido às mudanças climáticas, as populações do mundo todo estão ficando cada vez mais vulneráveis, expostas a inúmeras doenças.
As temperaturas altas são responsáveis pelo agravamento de problemas cardiovasculares e respiratórios, que podem causar infarto ou derrame.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres usou o estudo para alertar os líderes mundiais sobre a importância da conscientização urgente sobre as consequências graves que as mudanças climáticas podem trazer.
Ainda segundo o estudo, a taxa de mortalidade de pessoas com mais de 65 anos em todo o mundo aumentou muito nos 43 países analisados, registrando crescimento de 68% entre 2000 e 2004 e entre 2017 e 2021. Além disso, em 20 anos, o relatório também aponta que as populações do mundo inteiro foram expostas a um aumento médio da temperatura no verão duas vezes maior que a média global.
Outro ponto importante publicado pela The Lancet é relativo aos danos causados pela exposição ao calor extremo, que vão desde lesões renais agudas, insolação, resultados adversos para mulheres grávidas, sono ruim, saúde mental debilitada, agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias etc.
Fonte: https://portalplanetacultura.com.br/artigos/insistencia-em-combustiveis-fosseis-complica-a-saude-no-planeta/
Foto: Adobe Stock
Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]
O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]
Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]
O mês de maio deste ano foi marcado por um dos piores desastres [...]
A edição anual do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no [...]
Ouvimos, com frequência, que os consumidores estão muito mais interessados com as questões [...]
Enquanto 783 milhões de pessoas foram afetadas pela fome e um terço da [...]