Alimentos

Alimentos / 03/10/2022

Microbiologia e inovações tecnológicas ganham cada vez mais força no agronegócio

Pesquisas na área de microbiologia vêm trazendo soluções inovadoras que contribuem com a sustentabilidade da produção agrícola

O uso de produtos biológicos na agricultura já é uma realidade no Brasil. São inúmeros os microrganismos capazes de controlar pragas ou de viabilizar a utilização de nutrientes do ambiente pelas plantas que são utilizados na nossa produção agrícola.

A microbiologia na agricultura deriva do grande avanço tecnológico e científico e é de extrema importância incentivar as pesquisas para que essa área se desenvolva ainda mais na prática. No que se refere ao aproveitamento de nitrogênio pelas plantas, 80% da área de soja plantada no país, utiliza microrganismos para fixar esse nutriente. Tecnologias como essas promovem ganhos ambientais, redução de custos, aumento de produtividade e ainda facilitam o sequestro do carbono pelo solo, diminuindo seu retorno para a atmosfera. Dessa forma, contribuem também para minimizar problemas ambientais.

Com as pressões atuais, muito se valoriza qualquer avanço tecnológico que contemple a preservação do meio ambiente. E na agricultura, o principal objetivo é produzir de maneira eficiente utilizando tecnologias que contribuem com o alcance das metas globais de desenvolvimento sustentável.

São várias as aplicações da microbiologia na agricultura

Os produtos microbiológicos podem atuar na fertilidade e nutrição das plantas trazendo melhorias nos processos físico-químicos e biológicos do solo, aumentando sua capacidade produtiva e ainda regenerando os sistemas de produção. Esses produtos são conhecidos como biofertilizantes, inoculantes e bioestimulantes.

Os biofertilizantes são responsáveis por ampliar os microrganismos benéficos ao solo, permitindo maior estabilidade e capacidade do solo em sustentar o crescimento das plantas, aumentando a produtividade das culturas. Além disso, eles não são poluentes, o que causa menor impacto ambiental. Quanto aos microrganismos inoculantes, ao se associarem às raízes das plantas, são responsáveis por intensificar o processo da fixação biológica do nitrogênio (FBN) capturado da atmosfera e transformado em forma absorvível pelas plantas. Já os bioestimulantes, são aqueles que atuam diretamente nas plantas, potencializando seus processos fisiológicos, resultando em maior produtividade. Eles atuam no equilíbrio hormonal da planta e na divisão das células vegetais, aumentando sua resistência a condições de déficit hídrico mais elevado, devido ao aumento da capacidade de absorção de água e nutrientes, favorecendo o seu crescimento.

Além de atuarem na fertilidade do solo, microrganismos podem atuar no controle de pragas e doenças. O controle biológico, por definição, fornece um método não químico para o manejo de doenças de plantas usando organismos vivos, como microrganismos. A capacidade de biocontrole de um microrganismo pode resultar da produção de compostos antibióticos, ou enzimas capazes de interferir nas atividades fisiológicas de pragas e doenças ou até mesmo por meio da competição por nichos com patógenos na região das raízes das plantas.

Tempos modernos sugerem tecnologias inovadoras

Um artigo publicado na Frontiers in Sustainable Food Systems em 2021 abordou o uso da microbiologia moderna como uma tecnologia inovadora na nutrição de cultivos. Os biofertilizantes são microrganismos vivos que melhoram a nutrição das plantas, mobilizando ou aumentando a disponibilidade de nutrientes nos solos. Assim, de acordo com o estudo, o aproveitamento de processos que ocorrem naturalmente, como aqueles fornecidos por microrganismos do solo e associados a plantas, apresenta uma estratégia promissora para reduzir a dependência de agroquímicos.

Outra publicação na Microbiological Research aponta que essas inovações abriram um novo caminho para projetar e implementar abordagens intensivas de gerenciamento de microbiomas para maximizar a produtividade agrícola. Além de melhorar a tolerância ao estresse dos agroecossistemas, o que, em troca, criará valor para a crescente população mundial, tanto para a produção quanto para o consumo de alimentos.

Contudo o uso de ferramentas microbiológicas na agricultura deriva do grande avanço tecnológico e científico nesta área e é de extrema importância. Promover treinamento de produtores, consultores e pessoas envolvidas em atividades que usam a microbiologia pode favorecer ainda mais o desenvolvimento e a implementação de práticas de manejo que melhorem a qualidade biológica dos solos, tornando-o um ambiente mais propício ao desenvolvimento de plantas.

Microbiologia a favor do desenvolvimento sustentável

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacou em seu último relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2022” que a insegurança alimentar se deteriorou ainda mais em 2021. Os efeitos persistentes da pandemia de COVID-19 e suas consequências continuam a impedir o progresso em direção à realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2(ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável) até 2030, que é erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Sendo assim, é fundamental considerar as tecnologias verdes na agricultura, como o uso de agentes microbiológicos. Esses produtos elevam a produtividade agrícola, reduzindo impactos ecossistêmicos na produção de alimentos. O uso de sistemas microbiológicos para melhorar a produção agrícola de maneira ecologicamente correta é amplamente aceito como uma futura tecnologia-chave. Dessa forma, contribuem para a sustentabilidade da agricultura, uma vez que trazem vantagens econômicas, ambientais e sociais.

Principais fontes

Principais fontes
FAO, FIDA, UNICEF, PAM e OMS. 2022. O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2022. Redefinir políticas alimentares e agrícolas para tornar as dietas saudáveis ​​mais acessíveis. Roma, FAO.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2022. Uso de biofertilizantes na soja brasileira é destaque em publicação científica. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/uso-de-biofertilizantes-na-soja-brasileira-e-destaque-em-publicacao-cientifica/39156/ Acesso em: 20 jul. de 2022.
Kumawat, K.C.; Razdan, N.; Saharan, K. Rhizospheric microbiome: Bio-based emerging strategies for sustainable agriculture development and future perspectives, Microbiological Research, Volume 254, 2022, ISSN 0944-5013, https://doi.org/10.1016/j.micres.2021.126901.
Mitter EK, Tosi M, Obregón D, Dunfield KE and Germida JJ (2021) Rethinking Crop Nutrition in Times of Modern Microbiology: Innovative Biofertilizer Technologies. Front. Sustain. Food Syst. 5:606815. doi: 10.3389/fsufs.2021.606815

Foto: Adobe Stock

EVENTOS

3ª Reunião Trimestral da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável

O QUE: “Tecnologia no Agro e Rastreabilidade” ONDE: Zoom (Online)

20 de julho de 2023

QUERO SABER MAIS

Brasil Agro Summit

ONDE: World Trade Center (SP) O QUE: Melhorando a Competitividade no Agro: Sustentabilidade, Eficácia [...]

7 de dezembro de 2023

QUERO SABER MAIS

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

ONDE: Transamerica Expo Center (SP) O QUE: #OAgroÉDelas O CNMA – Congresso Nacional [...]

25 e 26 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental

O QUE: FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental – maior e mais [...]

17 a 19 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

Expointer 2023

ONDE: Parque de Exposições Assis Brasil, Esteio (RS) O QUE: Um dos eventos [...]

26 de agosto a 3 de setembro de 2023

QUERO SABER MAIS

GRI Agro 2023

ONDE: SP Hall – Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers, São [...]

09 de novembro

QUERO SABER MAIS

Agrobit

ONDE: Londrina (PR) O QUE: O AgroBIT Brasil é o maior encontro de divulgação de [...]

07 e 08 de novembro de 2023

QUERO SABER MAIS

Congresso ANDAV

ONDE: Transamérica Expo Center, São Paulo (SP) O QUE: O encontro nacional da [...]

08 a 10 de agosto de 2023

QUERO SABER MAIS

Waste Expo Brasil 2023

ONDE: Expo Center Norte, São Paulo (SP) O QUE: A  Waste Expo Brasil [...]

3 a 5 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

Feagro 2023

ONDE: Parque de Exposições Huberto Oenning, Braço do Norte (SC)  O QUE: Considerada [...]

06 a 09 de julho 2023

QUERO SABER MAIS

RELACIONADOS

Qual é o futuro da energia?

Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela  move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]

Energia / 19/11/2021

O quebra-cabeça da sustentabilidade

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]

Meio Ambiente / 17/11/2021

O consumo sustentável da água no campo

Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]

Água / 17/11/2021

Transformação dos sistemas alimentares: uma transição cada vez mais urgente

O desafio de se produzir, processar e distribuir alimentos de qualidade e para [...]

Alimentos / 16/04/2024

Mulheres nas ciências agrárias: contribuições inestimáveis e reconhecimento tardio

Produzir alimentos de forma sustentável não é uma tarefa simples. Demanda muito conhecimento, [...]

Alimentos / 27/03/2024

Coordenadora do Lapig fala sobre a importância dos dados de uso da terra na preservação de biomas brasileiros

A decisão sobre onde expandir a produção de alimentos, mantendo as florestas e [...]

Meio Ambiente / 28/03/2023

28ª Conferência das Partes (COP28) e o seu legado para o setor de alimentos e agricultura

A 28ª Conferência das Partes (COP28) da UNFCCC, realizada em Dubai no final [...]

Meio Ambiente / 04/03/2024