Alimentos

Alimentos / 09/09/2022

Produtos biológicos poderão contribuir com a segurança alimentar reduzindo a necessidade de fertilizantes

A crise causada pela guerra na Ucrânia despertou a urgência de reduzir a dependência externa do Brasil por fertilizantes

Muita gente desconhece a importância dos fertilizantes no nosso dia a dia, mas eles afetam diretamente no preço dos alimentos que consumimos e, tornam ainda mais evidentes problemas relacionados à segurança alimentar.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em seu último relatório – O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2022 –, a guerra na Ucrânia está interrompendo as cadeias de suprimentos e afetando intensamente os preços globais de grãos, fertilizantes e energia, levando à escassez e aumentando ainda mais a inflação dos preços dos alimentos.

Todos nós sofremos as consequências. O Brasil é o 4º maior consumidor mundial de fertilizantes e o maior importador. Logo, 85% das necessidades que temos de fertilizantes é proveniente de outros países, sendo a Rússia um dos nossos principais fornecedores.

A promessa está nos produtos biológicos

Embora a dependência brasileira por fertilizantes seja antiga, ela nunca representou um risco para a produção agrícola nacional. Porém, nos últimos 10 anos, o consumo desses insumos aumentou consideravelmente devido às práticas agrícolas atuais que envolvem otimização de áreas cultivadas para uma produção agrícola mais sustentável. Dentre essas práticas, está a utilização da mesma área para produzir outras culturas em um ano agrícola (segunda safra) e a integração lavoura-pecuária, com o consequente aumento da produtividade. Além disso, o custo do produto também cresceu, colocando em alerta esse propulsor da economia nacional.

Nesse momento de alta vulnerabilidade que estamos vivendo, surge a necessidade de olhar com maior atenção para alternativas que reduzem a necessidade de fertilizantes sintéticos na agricultura, como é o caso dos produtos biológicos. Além de contribuir com a demanda por nutrientes das plantas cultivadas, esses produtos possuem origem mais amigável ao meio ambiente e à saúde animal e humana, um grande passo para a maior sustentabilidade da produção de alimentos e segurança alimentar global.

O que fazem esses produtos?

Os produtos biológicos que atuam na fertilidade e nutrição das plantas trazem melhorias nos processos físico-químicos e biológicos do solo, aumentam sua capacidade produtiva e ainda regeneram os sistemas de produção. Esses produtos são conhecidos como inoculantes, biofertilizantes e bioestimulantes.

Os inoculantes funcionam por meio de associação de microrganismos às raízes das plantas, intensificando o processo de fixação biológica do nitrogênio (FBN) capturado da atmosfera e transformado em forma absorvível pelas plantas. É um processo que pode diminuir ou até mesmo eliminar a necessidade de adubos à base de nitrogênio, reduzindo custos de produção e impactos ambientais, uma vez que o nitrogênio é absorvido do próprio ecossistema. No Brasil, 77% dos fertilizantes nitrogenados são provenientes de outros países. A única cultura que não depende dessa importação é a soja. E isso se dá justamente por conta da FBN, o que gera uma economia de aproximadamente 10 bilhões de dólares em fertilizante nitrogenado, de acordo com um estudo publicado recentemente na Frontiers in Microbiology.

Os biofertilizantes são capazes de ampliar os microrganismos benéficos ao solo, permitindo maior estabilidade e capacidade do solo em sustentar o crescimento das plantas, aumentando a produtividade das culturas. Além disso, os biofertilizantes não são poluentes, o que causa menor impacto ambiental.

Já os bioestimulantes, atuam diretamente nas plantas, potencializando seus processos fisiológicos, resultando em maior produtividade. Eles atuam no equilíbrio hormonal da planta e na divisão das células vegetais, aumentando sua resistência a condições de déficit hídrico mais elevado, devido ao aumento da capacidade de absorção de água e nutrientes, favorecendo o seu crescimento.

Biológicos e sua atuação em um modelo de agricultura de baixo carbono

Em termos ambientais, os produtos biológicos são capazes de estimular a regeneração da terra, agregando vida ao solo, ao gerarem maior equilíbrio de microrganismos benéficos que protegem as raízes das plantas.

Ainda de acordo com a pesquisa da Frontiers in Microbiology, a substituição de fertilizantes químicos por microrganismos fixadores de nitrogênio contribui substancialmente para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Assumindo que cada quilograma de fertilizante nitrogenado corresponde a cerca de 10 kg de emissões de CO2eq, um dos GEE. Isso significa que aproximadamente 430 milhões de toneladas de CO2eq seriam liberados anualmente se nenhum fixador biológico de nitrogênio fosse utilizado em plantações de soja no Brasil.

A contribuição dos biológicos na segurança alimentar

Além dos problemas relacionados à guerra da Ucrânia, a FAO também destaca em seu relatório que a insegurança alimentar se deteriorou ainda mais em 2021. Os efeitos persistentes da pandemia de COVID-19 e suas consequências continuam a impedir o progresso em direção à realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2(ODS 2) até 2030, que é erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

Nesse contexto, é fundamental considerar as tecnologias verdes na agricultura, como o uso de agentes biológicos. Pois além do aspecto ambiental, esses produtos levam à redução da dependência de insumos importados, pois interferem diretamente nos custos que os produtores têm no processo de importação. Com isso, contribuem para a sustentabilidade da agricultura, uma vez que trazem vantagens econômicas, ambientais e sociais.

Principais fontes

Principais fontes:
FAO, FIDA, UNICEF, PAM e OMS. 2022. O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2022. Redefinir políticas alimentares e agrícolas para tornar as dietas saudáveis ​​mais acessíveis. Roma, FAO.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2022. Uso de biofertilizantes na soja brasileira é destaque em publicação científica. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/uso-de-biofertilizantes-na-soja-brasileira-e-destaque-em-publicacao-cientifica/39156/ Acesso em: 20 jul. de 2022.
Insper. Bioinsumos: conceitos, potencial e desafios no Brasil. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/bioinsumos-conceitos-potencial-e-desafios-no-brasil/?utm_source=newsletter&utm_medium=email_materias&utm_campaign=insperagro13 . Acesso em: 15 ago. de 2022.
Olmo R, Wetzels SU, Armanhi JSL, Arruda P, Berg G, Cernava T, Cotter PD, Araujo SC, de Souza RSC, Ferrocino I, Frisvad JC, Georgalaki M, Hansen HH, Kazou M, Kiran GS, Kostic T, Krauss-Etschmann S, Kriaa A, Lange L, Maguin E, Mitter B, Nielsen MO, Olivares M, Quijada NM, Romaní-Pérez M, Sanz Y, Schloter M, Schmitt-Kopplin P, Seaton SC, Selvin J, Sessitsch A, Wang M, Zwirzitz B, Selberherr E and Wagner M (2022) Microbiome Research as an Effective Driver of Success Stories in Agrifood Systems – A Selection of Case Studies. Front. Microbiol. 13:834622. doi: 10.3389/fmicb.2022.834622

Foto: Adobe Stock

EVENTOS

3ª Reunião Trimestral da Plataforma de Ação pelo Agro Sustentável

O QUE: “Tecnologia no Agro e Rastreabilidade” ONDE: Zoom (Online)

20 de julho de 2023

QUERO SABER MAIS

Brasil Agro Summit

ONDE: World Trade Center (SP) O QUE: Melhorando a Competitividade no Agro: Sustentabilidade, Eficácia [...]

7 de dezembro de 2023

QUERO SABER MAIS

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

ONDE: Transamerica Expo Center (SP) O QUE: #OAgroÉDelas O CNMA – Congresso Nacional [...]

25 e 26 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental

O QUE: FBGA – Fórum Brasil de Gestão Ambiental – maior e mais [...]

17 a 19 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

Expointer 2023

ONDE: Parque de Exposições Assis Brasil, Esteio (RS) O QUE: Um dos eventos [...]

26 de agosto a 3 de setembro de 2023

QUERO SABER MAIS

GRI Agro 2023

ONDE: SP Hall – Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers, São [...]

09 de novembro

QUERO SABER MAIS

Agrobit

ONDE: Londrina (PR) O QUE: O AgroBIT Brasil é o maior encontro de divulgação de [...]

07 e 08 de novembro de 2023

QUERO SABER MAIS

Congresso ANDAV

ONDE: Transamérica Expo Center, São Paulo (SP) O QUE: O encontro nacional da [...]

08 a 10 de agosto de 2023

QUERO SABER MAIS

Waste Expo Brasil 2023

ONDE: Expo Center Norte, São Paulo (SP) O QUE: A  Waste Expo Brasil [...]

3 a 5 de outubro de 2023

QUERO SABER MAIS

Feagro 2023

ONDE: Parque de Exposições Huberto Oenning, Braço do Norte (SC)  O QUE: Considerada [...]

06 a 09 de julho 2023

QUERO SABER MAIS

RELACIONADOS

Qual é o futuro da energia?

Você já parou pra pensar na importância da energia, no quanto ela  move o mundo? Houve um tempo em que a força do ser [...]

Energia / 19/11/2021

O quebra-cabeça da sustentabilidade

O Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, possui o [...]

Meio Ambiente / 17/11/2021

O consumo sustentável da água no campo

Destacada em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (vida na água [...]

Água / 17/11/2021

Transformação dos sistemas alimentares: uma transição cada vez mais urgente

O desafio de se produzir, processar e distribuir alimentos de qualidade e para [...]

Alimentos / 16/04/2024

Mulheres nas ciências agrárias: contribuições inestimáveis e reconhecimento tardio

Produzir alimentos de forma sustentável não é uma tarefa simples. Demanda muito conhecimento, [...]

Alimentos / 27/03/2024

Coordenadora do Lapig fala sobre a importância dos dados de uso da terra na preservação de biomas brasileiros

A decisão sobre onde expandir a produção de alimentos, mantendo as florestas e [...]

Meio Ambiente / 28/03/2023

28ª Conferência das Partes (COP28) e o seu legado para o setor de alimentos e agricultura

A 28ª Conferência das Partes (COP28) da UNFCCC, realizada em Dubai no final [...]

Meio Ambiente / 04/03/2024